Documentos

Mapa síntese mód.7 – Construção do Futuro e Gestão de Carreira

 

Curso profissional de técnico de Apoio à Infância 11º Ano

 

 

MÓDULO 7 – Construção do Futuro e Gestão de Carreira

Duração de Referência: 36 horas (48 aulas de 45 minutos)

 

 

Este módulo deve constituir-se como integrador de aprendizagens e mobilizador de competências.

São analisadas as fases do desenvolvimento vocacional, na perspectiva de Super, as suas características e implicações no âmbito do processo de tomada de decisão e de gestão de carreira. O mundo do trabalho é considerado nas configurações que actualmente assume, nomeadamente globalização e incerteza. Para além do conceito, exploram-se também os procedimentos facilitadores do processo de transição da escola para o mercado de trabalho.

 

Objectivos de Aprendizagem

  • Identificar os diferentes estádios do desenvolvimento da carreira.
  • Explicar o papel da exploração no desenvolvimento vocacional e na tomada de decisão.
  • Identificar e relacionar os factores individuais e institucionais que influenciam as escolhas vocacionais.
  • Compreender o efeito do fenómeno da globalização no mercado de trabalho e na estrutura das profissões.
  • Analisar o desempenho profissional em função das diferentes dimensões: pessoal, social e profissional.
  • Explicar a importância do projecto enquanto processo organizador do comportamento humano.

 

 

Âmbito dos Conteúdos

 

1. Desenvolvimento Vocacional na Adolescência

 

1.1. Teoria do espaço e do curso de vida (Super et al., 1996)

1.1.1. O desenvolvimento vocacional como um processo que ocorre ao longo da vida

1.1.2. Estádios de desenvolvimento vocacional: crescimento, exploração, estabelecimento, manutenção e descompromisso

1.1.3. Contextos em que ocorre o desenvolvimento vocacional e papéis associados

1.1.4. Interacção dinâmica dos contextos

1.1.5. Tarefas de desenvolvimento vocacional

1.1.6. Exploração vocacional

1.1.7. Maturidade vocacional

1.2. Factores que influenciam as escolhas vocacionais

1.2.1. Individuais: características dos alunos (interesses, valores, aptidões, rendimento escolar)

1.2.2. Institucionais: escola, formação profissional, estruturas de apoio

2. O Mundo do Trabalho

 

2.1. Novas exigências, novas competências

2.1.1. A globalização e o seu impacto na organização do trabalho

2.1.2. A diversidade de estratégias de recrutamento

2.1.3. O mercado global e o mercado local de trabalho

2.1.4. A emergência de um conjunto de novas competências profissionais

2.1.5. As competências de empregabilidade: como promovê-las?

2.1.6. O desempenho profissional e a integração das dimensões pessoal, social e profissional

do indivíduo

3. Transição Escola – Mundo do Trabalho

 

3.1. O processo de transição

3.1.1. Conceito e tipos de transição

3.1.2. Preparar a transição, considerando as barreiras e os factores facilitadores e de suporte:

papel da família, dos amigos, dos professores e dos psicólogos

3.1.3.Especificidades da transição escola – mundo do trabalho: o papel do período de

formação (curso)

3.1.4.Procedimentos facilitadores da transição: conhecimento do meio empresarial, exploração

das ofertas de emprego, contacto com profissionais, estágio, preparação para a entrevista, elaboração do Curriculum Vitae e da Carta de Apresentação

 

4. O Projecto de Vida e de Carreira

 

4.1. O processo de planeamento, as alternativas e as consequências no curto, médio e longo prazos.

4.2. O curso e a formação adquirida como núcleo organizador do projecto de vida.

4.3. O projecto de vida como integração dinâmica e assente na responsabilidade pessoal.

 

Situações de Aprendizagem / Avaliação

 

  • Mobilizar os alunos na identificação das tarefas associadas à conclusão do curso e à transição para o mundo do trabalho ou ensino superior;
  • Proporcionar o contacto com profissionais recorrendo à técnica da entrevista ou a actividades de observação do trabalho;
  • Simular situações que possam ocorrer em contexto real de trabalho (jogos de papéis), assim como nos processos de recrutamento e selecção, de forma a que os alunos possam enriquecer o seu repertório de competências;
  • Organizar debates em torno das temáticas do emprego, da formação e da qualificação profissional;
  • Sensibilizar os alunos para o recurso frequente a determinado tipo de publicações direccionadas para a temática da formação, emprego e carreiras, de modo a incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida;
  • Promover a exploração dos recursos e meios disponíveis, desde o território local, até ao espaço europeu;

REVISTAS

 

Revista Europeia de Formação Profissional

http://www.dgeep.mtss.gov.pt/edicoes/formacao/index.php

 

Revista Formar – IEFP www.iefp.pt

Revista Fórum Estudante

SÍTIOS NA INTERNET

 

Agência Nacional para os Programas Comunitários Sócrates e Leonardo Da Vinci:

http://www.socleo.pt

Classificação Nacional das Profissões: http://portal.iefp.pt/portal/

 

Colecção Profissões – Guias de caracterização profissional:

http://www.dgert.msst.gov.pt/estudos/estudos_emprego2.htm

 

Direcção Geral da Formação Vocacional: http://www.dgfv.min-edu.pt

 

Fórum Estudante: http://www.forum.pt

 

Instituto do Emprego e Formação Profissional http://www.iefp.pt

Guia de Orientação: actividades de aproximação ao mundo do trabalho:

http://www.dgidc.min-edu.pt/public/oep/guia_orientação.pdf

Guia de Técnicas de Procura de Emprego: http://Ise.iefp.pt:8081/IEFP/index.htm

ON THE MOVE – Guia Interactivo para estudar e trabalhar na Europa: http://www.onthemove-eu.hi.is/

PLOTEUS Portal sobre oportunidades de aprendizagem no espaço europeu:

http://europa.eu.int/ploteus/portal/home.jsp

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s