Doc.5 – Competências profissionais par o séc.XXI

Doc.5 – Competências profissionais para o século XXI

A revolução tecnológica experimentada nos últimos anos pelo sistema produtivo, tem pressionado as empresas a exigirem um trabalhador com outras competências que não se faziam necessárias ao modelo taylorista/fordista de produção; que praticamente separava os que faziam dos que pensavam. À medida que as empresas vão assimilando essas mudanças, vão requisitando profissionais com novas qualidades. Dessa forma, as exigências das empresas sobre o trabalhador se ampliam, é o que mostra a pesquisa seguir. Divulgada por Gilberto Dimenstein (via Internet) e realizada pela Associação Americana de Administradores Escolares.

Competências que os jovens deverão desenvolver para possuírem uma melhor qualificação para o século XXI: (SALM, 1998, p.239).

􀂾 Habilidade de comunicação escrita e oral;

􀂾 leitura abrangente e habilidades de compreensão;

􀂾 utilização da matemática, lógica e habilidade de raciocínio;

􀂾 alfabetização funcional e operacional e entendimento de estatística;

􀂾 fundamento de conhecimento científico, incluindo a ciência aplicada;

􀂾 habilidade para usar computadores e outras tecnologias;

􀂾 habilidade para fazer pesquisas e aplicar e interpretar os dados;

􀂾 conhecimento da história e do governo para operar numa sociedade democrática;

􀂾 a compreensão da história mundial e os negócios no mundo;

􀂾 conhecimento de geografia mundial;

􀂾 conhecimento de línguas estrangeiras;

􀂾 raciocínio e pensamento crítico e habilidade na resolução de problemas;

􀂾 autodisciplina e habilidade para agir com responsabilidade;

􀂾 aplicação de princípios éticos e estabelecimento e avaliação de metas;

􀂾 adaptabilidade e flexibilidade;

􀂾 habilidades interpessoais críticas, incluindo falar, ouvir e fazer parte de uma equipe;

􀂾 respeito pelo valor dos esforços, entendimento da ética do trabalho e necessidade de contribuições individuais e autodisciplina;

􀂾 estar entusiasmado sobre a vida e estabelecer metas para um aprendizado permanente;

􀂾 entendimento multicultural, incluindo ideias na diversidade e a necessidade de uma perspectiva internacional;

􀂾 resolução de conflitos e habilidade de negociação;

􀂾 entender e praticar honestidade e integridade;

􀂾 entendimento e respeito por aqueles não semelhantes, a apreciação da diversidade;

􀂾 capacidade de assumir maior responsabilidade por suas próprias acções.

Sobre sandraconceicao

Olá, frequento o 11º ano do curso Técnico de Apoio à Infância na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s